Results for 'Querte Teresinha Conzi Mehlecke'

14 found
Order:
  1.  18
    Avaliação de Competências e Educação Online: Uma Experiência No Ensino Superior.Jardel Lucas Garcia, Querte Teresinha Conzi Mehlecke & Fabrício Geraldo Valadares - 2023 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 11 (11).
    O presente trabalho objetiva demonstrar uma experiência em contexto de educação online em um curso superior de tecnologia no qual um modelo de avaliação formativa, com foco em competências, foi efetivamente modelado e utilizado. Para o seu desenvolvimento, foram consideradas as proposições de Pereira et al. (2009), sobre as metacompetências essenciais a serem desenvolvidas em estudantes na contemporaneidade, e Pereira et al. (2015) sobre uma cultura de avaliação baseada em competências.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  2
    Educação a Dist'ncia - Volume Um.Querte Conzi Teresinha Melhecke - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 9 (9):166.
    Esta coletânea, reúne diversas contribuições, instigando o leitor a refletir sobre os estudos desenvolvidos e aplicados na educação a distância, apresentando pesquisas realizadas sobre a temática, os quais contribuem de forma efetiva para fins pedagógicos, trazendo consigo diferentes contextos e novas necessidades do uso das tecnologias digitais, com aprimoramento das metodologias no processo de ensino e aprendizagem. As tecnologias digitais evoluem rapidamente e para acompanhar e fazer uso das mesmas na educação a distância, se fez necessário movimentos nas práticas metodologias (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  9
    FREIRA, MULHER, CIDADÃ: uma articulação possível?Teresinha Venturin - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (5):71-76.
    No limiar do Terceiro Milênio do cristianismo, defrontamo-nos com novos paradigmas tanto na organização do mundo do trabalho, como nos demais espaços sociais, com repercussões bem acentuadas no campo religioso e que impõem novas demandas à formação da freira. Pretende-se, nesse estudo, fundamentar a necessidade e as possibilidades de articulação entre os elementos básicos que constituem a formação para a cidadania e competência da freira enquanto mulher e cidadã, através das ações desenvolvidas por congregações religiosas femininas.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  8
    Processo de institucionalização da formação da mulher no século XIX.Teresinha Venturin - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (2):217-222.
    O presente estudo faz uma análise da institucionalização da formação da mulher das camadas populares de Porto Alegre, no século XIX. Em decorrência da transformação social, econômica e política, tornou-se necessário um empenho sistematizado para inserir a menina órfã na sociedade, transformando a jovem na mãe e educadora por excelência.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  5
    Leituras em educação - volume 8.Rodrigo Costa Araujo, Querte Terezinha Conti & Katia Cilene Silva - 2021 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 6.
    Leituras em Educação — volume 8 — constitui importante contribuição às discussões que se formulam sobre o ensino e a prática pedagógica - da leitura, da literatura infantojuvenil, da iniciação científica no Ensino Médio, dos infinitos diálogos com Paulo Freire. Esta coletânea, em seus cinco artigos, explora de modo consistente pressupostos teóricos que explicitam a importância da educação e sua construção em saberes, incluindo a tecnologia, quando refletem sobre a aprendizagem. Todas as leituras examinam, de maneira cuidadosa, a prática pedagógica (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  33
    A Espiritualidade Cética ou o Budismo Acidental de “O segredo do Bonzo” de Machado de Assis.Dilip Loundo & Teresinha Vânia Zimbrão da Silva - 2014 - Horizonte 12 (35):833-850.
    The objective of the present article is to support the idea that Machado de Assis’ work conforms well to what may be called a non-religious spirituality. For that, the article’s main focus is the analysis of the short story “O Segredo do Bonzo: Capítulo Inédito de Fernão Mendes Pinto”, published in 1882’s collection titled Papéis Avulsos, where the main principles of that spirituality, which is spread all over his work, are given in a nutshell. In a first moment, we analise (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  17
    Evangelho Eterno: a hermenêutica condenada.Noeli Rossatto, Leila Teresinha Maraschin & Cláudio Nascimento - 2010 - Filosofia Unisinos 11 (3):298-339.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  8. Mudança conceitual em um curso de atualização de professores.Adriane Teresinha Sartoti - 2011 - Conjectura: Filosofia E Educação 16 (2):27-38.
    Este artigo analisa textos produzidos por participantes das Oficinas Interdisciplinares de Leitura e Produção de Textos para Professores da Educação de Jovens e Adultos, visando a verificar a presença ou não de uma mudança conceitual nesses registros, revelada nas escolhas linguísticas realizadas pelos autores para se referirem aos tópicos centrais abordados durante o curso de atualização. A comparação entre o primeiro e o último textos produzidos indicia mudanças conceituais significativas, sugerindo um movimento pedagógico que sepulta atividades de ensino consideradas tradicionais (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  13
    Entre Mead e Heidegger: a interioridade desdobrada e a formaç'o humana.Marli Teresinha Silva da Silveira, Raísla Girardi Rodrigues & Angelo Vitorio Cenci - 2021 - Educação E Filosofia 34 (71):819-852.
    Entre Mead e Heidegger: a interioridade desdobrada e a formaçâo humana Resumo: O artigo visa aproximar a abordagem da psicologia social de Mead e a perspectiva fenomenológico-existencial de Martin Heidegger da noção de interioridade desdobrada. Tal aproximação permite sustentar que há uma radical e inseparável reciprocidade entre homem/mulher e mundo. A radicalidade de tal reciprocidade suplanta a dicotomia interioridade e exterioridade, reaproximando o corpo do tempo, lugar mesmo da abertura existencial humana. Apresenta-se a noção de “self” como processo e a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  5
    Rituais Fúnebres em memórias de velhos.Marisete Teresinha Hoffmann-Horochovski & José Miguel Rasia - 2011 - Horizonte 9 (24):1113-1130.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. O humanismo de Karl Marx.Silvia Teresinha Hoppe - 1969 - Pôrto Alegre: Editôra CEUE, Centro dos Estudantes Universitários de Engenharia da UFRGS.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  6
    Rituais Fúnebres em memórias de velhos (Funeral rituals in old people memories) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n24p1112. [REVIEW]Marisete Teresinha Hoffmann-Horochovski & José Miguel Rasia - 2011 - Horizonte 9 (24):1113-1130.
    Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 Este artigo discute as mudanças e permanências que caracterizam o universo simbólico da morte, especialmente no tocante aos rituais fúnebres. O intuito principal é perceber como esses rituais foram se modificando significativamente na sociedade brasileira das últimas décadas do século XX, principalmente nos centros urbanos. Para tanto, investigamos memórias de idosos com sessenta e cinco anos ou mais, socializados no catolicismo e residentes em Curitiba/PR, colhidas por meio da história oral. (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  9
    Avaliação da eficiência de ilhas flutuantes com plantas para a melhoria da qualidade hídrica de ecossistemas aquáticos.Vinícius Krebs, Renata Farias Oliveira & Nádia Teresinha Schröder - 2021 - Aletheia 54 (1).
    A utilização da água sempre foi vital para a sobrevivência humana, mas com suas ações surgiram os impactos aos ecossistemas comprometendo a qualidade. O ecossistema aquático tem sido prejudicado por isso, principalmente, pelo descarte inadequado de efluentes não tratados. Este trabalho visou avaliar a eficiência de ilhas flutuantes com plantas, a fim de observar a melhoria da qualidade hídrica de ecossistemas aquáticos. Para isso foi analisado o comportamento das macrófitas nas ilhas flutuantes, por meio de experimento controlado. A ilha se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Considerações sobre o trabalho na abordagem proposta pela ergologia.Joice de Liz & Maristela Vargas Losekann E. Rosane Teresinha Fontana - 2010 - In Naira Lisboa Franzoi (ed.), Trabalho, trabalhadores e educação: conjeturas e reflexões. Porto Alegre: Editora Evangraf.
     
    Export citation  
     
    Bookmark